.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, dezembro 02, 2013

S::S::C::H:: tem quadro em cidade satélite de Brasília

Por Armando de Amorim “Armandinho” Anache (*)

Quadro da SSCH no Guará II, cidade satélite de Brasília, DF: Da E/D, Joubert, Cueva, Tadeu Amorim, Keka, José Tadeu, Everaldo e, sentado, José Alves Ano Bom, 93 anos (Foto: Armando de Amorim Anache/Pantanal News®)

A S::S::C::H:: (Seleta Sociedade  Caritativa e Humanitária) tem sede instalada na cidade satélite de Guará II, a 20 quilômetros de Brasília, DF. O quadro é formado por 15 integrantes e a maioria absoluta é de Corumbá (MS). As reuniões são quinzenais. O presidente é Everaldo Alves Costa, 61 anos, paraibano e casado com uma corumbaense, Magali Moreira Costa.
Ele foi fundado em 26 de agosto de 1997, mantendo os mesmos padrões de sociedade de iniciação, do tipo da Maçonaria. Originalmente, a SSCH foi idealizada há 105 anos, em 1908, por um grupo de pessoas; entre elas, Mário Feitosa.

Secretário José Tadeu da Silva (à esq.) e presidente da SSCH, Everaldo Alves Costa, na sede situada na cidade satélite de Brasília (Foto: Armando de Amorim Anache/Pantanal News®)

Na região, a SSCH faz ações de benemerência, auxiliando entidades que prestam serviços às pessoas carentes. São coletas de latinhas, de cervejas e refrigerantes, para reciclagem; bazar para arrecadar dinheiro para pessoas necessitadas, almoços, chás, churrascos pantaneiros e sarravulho.
Conhecida e respeitada por suas ações filantrópicas, a SSCH, por meio do quadro do Guará II, apoia duas entidades, sediadas em Águas Lindas, no estado de Goiás: o Lar Moisés, que acolhe crianças; e o Lar Samaritanos, que abriga 35 idosos.

Joubert (à esq.) e Keka, com a TV ao fundo e a mesa do churrasco da SSCH do Guará II (Foto: Armando de Amorim Anache/Pantanal News®)

Na área de Brasília, DF, a SSCH ainda está em processo de sedimentação. “Não temos contatos com políticos, mas já possuímos um terreno em Águas Lindas (GO), cidade do entorno de Brasília e próxima da nossa sede, no Guará II”, diz o secretário da Seleta, José Tadeu da Silva, 60 anos. Ele diz que, no passado, uma deputada federal de Cuiabá –cujo nome não recorda, no momento da entrevista-, e os senadores Ramez Tebet e Juvêncio da Fonseca, ambos do Mato Grosso do Sul, davam apoio à SSCH de Brasília. Perguntado sobre outros políticos, José Tadeu da Silva lembra que “Edson Giroto é sócio, ou ‘parente’, da SSCH. “Dos políticos, a doação de dinheiro não é o mais importante para o nosso quadro, aqui no Guará II; mas um terreno para construir a nossa sede é uma prioridade”, diz José Tadeu da Silva.

Da E/D: Armandinho Anache, Élcio "Keka" Ferreira, Lourenço Cueva e Joubert Almada Correa (Foto: Tadeu Amorim)

José Tadeu da Silva diz que a SSCH, desde a sua fundação em 1908, tem como ponto alto a educação, “mas em Brasília a política de Educação é muito boa e, por isso, atuamos mais na área da filantropia”. Ele enfatiza que “uma sociedade como a nossa, e o próprio nome já diz, é formada por um grupo seleto; tiramos dinheiro dos nossos próprios bolsos, para arcar com as despesas”.

Armandinho Anache (à direita) entrevista o secretário da SSCH em Brasília, José Tadeu da Silva, 60; na mesa, a partir da esq., "parentes" "Keka", Cueva, Joubert e presidente Everaldo Alves Costa observam (Foto: Armando de Amorim Anache/Pantanal News®)

Prova disso é a sede da SSCH. Ela fica na própria casa do secretário José Tadeu da Silva, que libera, à reportagem, a divulgação do endereço, na QE 15, conjunto I [letra ‘I’], casa 12, Guará II. José Tadeu informa que estudou na Escola Barão do Rio Branco, mantida pela SSCH em Porto Esperança [distrito de Corumbá].

Secretário da SSCH do Guará II, José Tadeu da Silva, 60 anos (Foto: Armando de Amorim Anache/Pantanal News®)

Na SSCH do Guará II, o Departamento Feminino é dirigido por Delzirré Ferreira da Silva e tem as integrantes Ana Helena da Silva Araújo, Alaíde Vilalva Conde, Euza Ferraz Ferreira, Irene Moreira Ano Bom, Deise Bogado da Silva, Maria da Paz Miranda Santos, Wilma Paim Régis Correa, Armanda Gaúna Cueva e Helena Ramona Antunes Rey.

Presidente da SSCH no Guará II, Everaldo Alves Costa, mostra ações de filantropia feitas pelo quadro da cidade satélite de Brasília (Foto: Armando de Amorim Anache/Pantanal News®)

O presidente de honra da SSCH, na área de Brasília, é Airton Conde; o orador oficial é Lourenço Cueva, 78 anos; com os “parentes” José Alves Ano Bom, 93 anos, que serviu na Marinha do Brasil, em Ladário (MS); Danilo de Araújo, o conselheiro Joubert Almada Correa, militar da Marinha e professor diretor da Escola Técnica de Ceilândia; o tesoureiro é Élcio Ferreira, o “Keka”, que jogou basquete nos clubes Turista, Corumbaense e outros. Bem-humorado como todos os demais, ele conta as histórias dos velhos tempos do basquete. Todos riem muito ao ouvir o caso da ida até a Bolívia, para enfrentar um time do país vizinho e amigo. “Não ganharíamos nunca, Armandinho, pois a cesta do time boliviano tinha um diâmetro menor do que o da bola; assim, de nada adiantava as nossasjogadas; a bola não entrava nunca.”

Fotos da SSCH de Porto Esperança; o secretário da Seleta no Guará II, José Tadeu, está na foto da direita, embaixo; ele é o menino à esquerda e na frente (Foto: Armando de Amorim Anache/Pantanal News®)

Eu tive a honra de ser convidado pelo meu primo Tadeu Amorim –funcionário concursado do Senado Federal-, para participar de uma reunião da SSCH no Guará II, na noite do Dia do Radialista, em 7 de novembro de 2013, data histórica quando a presidente Dilma Rousseff assinou, às 11h, decreto que permite a migração das rádios AM para FM. Naquela noite, foi servido um churrasco completo, na sede da SSCH na cidade satélite de Brasília. O clima era de descontração, com os corumbaenses assistindo, em uma grande tela de TV, a um DVD com documentários sobre o “São João em Corumbá” e o Pantanal.

"Parente" Lourenço Cueva e presidente da SSCH, quadro de Brasília, Everaldo Alves Costa

Na cidade satélite do Guará II, na Grande Brasília, o quadro da SSCH mantém as tradições de trabalho sério e abnegado dos “parentes”, não medindo esforços para cumprir os seus objetivos maiores, de educação e filantropia, levando carinho e calor humano às pessoas mais necessitadas

(*) É jornalista e radialista...