.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, agosto 27, 2013

EXCLUSIVO: Presidente da FETEMS pode ser candidato a prefeito

O presidente da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação do Estado do Mato Grosso do Sul), professor Roberto Magno Botareli (na foto ao lado, do Blog do Armando Anache/Pantanal News, com camisa branca e durante manifestação em Campo Grande-15 Mar 2012), poderá ser candidato a prefeito de Aquidauana, em uma chapa encabeçada pelo PT (Partido dos Trabalhadores).
O Blog do Armando Anache acaba de receber essa informação, de "altas fontes confiáveis", de Campo Grande, 135 quilômetros a leste de Aquidauana.
Roberto Botareli é filiado ao PT. Considerado um militante "histórico e tradicional", notabilizou-se em Aquidauana pela oposição feita ao então prefeito Raul Freixes (1997-2000), acusado de inúmeras supostas irregularidades administrativas, e que hoje está preso, por determinação da Justiça, em decorrência a sentença transitado em julgado e referente a acusação feita quando era o ordenador de despesas da Prefeitura.

No PT de Aquidauana, antes da sua transferência para Campo Grande, onde assumiu cargos na direção da FETEMS, o professor Roberto Botareli (à esquerda, na foto ao lado, em entrevista ao vivo com a direção do PT de Aquidauana, ao jornalista Armando Anache)em julho de 2008) também fez oposição ao prefeito Felipe Orro (2001-2008) e aos chamados "coronéis" da política local, entre eles o atual prefeito Zé Henrique Trindade (PDT) e os irmãos Odilon e Zelito Ribeiro (Leia mais, AQUI: http://aanache.blogspot.com.br/2013/08/ribeiros-articulam-candidatura-com-casa.html#links), tios do atual deputado estadual Felipe Orro (PDT).
Em Aquidauana o registro da candidatura à reeleição do ex-prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) foi cassado pela Justiça Eleitoral. Ele também é acusado de várias supostas irregularidades administrativas, feitas pelo vereador Wezer Lucarelli (PDT) e acatadas pelo Ministério Público e pela Justiça (Leia mais, AQUI: http://aanache.blogspot.com.br/2013/01/mpe-acusa-prefeito-de-desvio-de.html#links). Assumiu, em 1.º de janeiro de 2013, o segundo colocado, Zé Henrique Trindade (PDT), que também foi cassado, em sentença de primeira instância e da qual recorre ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Arquivo Blog do Armando Anache/Pantanal News-15 Mar 2012
Mesmo com o prefeito Zé Henrique trabalhando normalmente, os bastidores da política -nem sempre iluminados pelos potentes holofotes da imprensa independente, para lembrar as palavras de Rui Barbosa- estão agitados em Aquidauana. Os irmãos Odilon e Zelito Ribeiro admitem uma união com o antigo adversário, que os chamava de "coroneizinhos", o ex-prefeito Fauzi Suleiman (PMDB), caso haja uma nova eleição no município. Outro nome lembrado para uma possível disputa -dependendo da sentença do TRE- é o do deputado estadual Felipe Orro (PDT).
Caso seja confirmada a pré-candidatura do professor Roberto Botareli -depende do resultado do julgamento do atual prefeito, Zé Henrique, pelo TRE, em Campo Grande-, haverá uma reviravolta no quadro político de Aquidauana. Hoje, como na eleição de 2008, o PT apoia Fauzi Suleiman (Leia mais, AQUI: http://aanache.blogspot.com.br/2008/07/pt-de-aquidauana-sabe-da-anulao-de.html#links), ex-petista e atualmente no PMDB do governador André Puccinelli. Se for lançada -na hipótese de haver uma nova eleição- a candidatura de Botareli, pelo PT, este partido não teria mais condições de permanecer ao lado de Fauzi Suleiman (PMDB) [Sobre denúncias contra o ex-prefeito Fauzi, leia mais, AQUI: http://aanache.blogspot.com.br/2012/06/combustiveis-tj-determina-que-prefeito.html#links]. Ou, seria possível uma coligação com os chamados "coroneizinhos" Zelito e Odilon, filhos do ex-prefeito de Aquidauana, Tico Ribeiro? As mesmas fontes, de Campo Grande, sinalizam que o governador André Puccinelli (PMDB) não teria restrições ao nome do professor Roberto Botareli, "mesmo sendo do PT".
O Blog do Armando Anache tenta um contato com o professor Roberto Botareli, filiado ao PT e presidente da FETEMS, para que ele possa confirmar ou não a notícia obtida em Campo Grande. No entanto, o seu telefone celular não atende aos chamados, feitos durante esta tarde de terça-feira (27).

Atualização às 22h da terça-feira, 27 de agosto de 2013:

Em Campo Grande, 135 quilômetros a leste de Aquidauana, o colega Marco Eusébio ( http://www.marcoeusebio.com.br/ )consegue contato com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli César.
Leia abaixo:

Postado por Marco Eusébio, 27 de Agosto de 2013 às 21:47 - em: Colunas

Presidente da Fetems diz estar "à disposição" para disputar a Prefeitura de Aquidauana

Divulgação
Antes da decisão final da Justiça Eleitoral, não há nada concreto. Mas já se especula em Aquidauana que, caso a Corte confirme a cassação do prefeito Zé Henrique Trindade (PDT) que aguarda análise de recurso, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Educação de MS (Fetems), Roberto Magno Botareli César, pode disputar a prefeitura da cidade pelo PT. O assunto foi divulgado hoje na cidade pelo jornalista e radialista Armandinho Anache em seublog, citando "altas fontes confiáveis" de Campo Grande. Aqui na Capital, conversei nesta noite com Botareli, que tem domicílio eleitoral em Aquidauana. Ele me disse estar à disposição do PT e até já fala como pré-candidato:
 
– "Se forem convocadas novas eleições, estou à disposição do PT. Aquidauana está precisando de um choque de gestão. O ex-prefeito Fauzi (PMDB) deixou a prefeitura com 2 mil servidores. Hoje temos a informação que há 2,6 mil funcionários. Quem assumir a cidade terá de administrar com mão de ferro para poder colocar a casa em ordem. O que existe hoje é um governo praticamente transitório, já que ninguém sabe se fica ou sai e há uma instabilidade política. Além disso, o atual prefeito teve menos de 30% dos votos e, portanto não tem respaldo da população. Estamos a postos caso seja a decisão do partido"