.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, maio 10, 2007

MS tem 'Tolerância Zero' nas penitenciárias

Notícia de Fábio Pellegrini, do Notícias.MS:

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Polícia Civil, Polícia Militar, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen) e Corpo de Bombeiros deu início hoje (10) a uma operação pente-fino, denominada “Tolerância Zero” na Capital e no interior do Estado, já deflagradas no Complexo Penitenciário de Campo Grande e nas unidades prisionais de Aquidauana, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

As operações acontecerão nas 37 unidades penais administradas pela Agepen e nas cadeias públicas do Estado. Fazem parte de um plano de ações preventivo da Sejusp para coibir motins e rebeliões organizados por facções criminosas planejados para o mês de maio.

Há aproximadamente três semanas, a Sejusp desenvolve ações preventivas, para garantir tranqüilidade e segurança aos internos, servidores penitenciários e eventuais visitantes no próximo domingo, dia das Mães. Na semana passada, vinte e três internos do Presídio de Segurança Máxima foram transferidos de forma temporária ao Presídio Federal. Caso necessário, novas transferências poderão ocorrer.

A Superintendência de Inteligência desenvolve trabalhos investigativos a fim de apurar denúncias que chegam ao conhecimento dos órgãos de segurança que compõem a Sejusp.

"Estamos trabalhando com pulso firme para garantir a segurança e manter a autoridade do Estado nas unidades penais. As operações continuarão sendo deflagradas pelas polícias Civil, Militar e Agepen, diuturnamente e de maneira inopinada, otimizando os recursos materiais disponíveis", afirmou Wantuir Jacini, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública.

A Sejusp está intensificando a fiscalização para coibir a entrada de objetos ilícitos nas Unidades, retirando de circulação armas, drogas, aparelhos celulares, e principalmente evitando qualquer movimentação organizada por lideranças criminosas nos Estabelecimentos Penais de Mato Grosso do Sul.

Veja abaixo o resultado parcial do pente-fino “Tolerância Zero”:

Campo Grande: prisão de três pessoas nas imediações do Complexo Penitenciário; apreensão de 96 “trouxinhas” de maconha; 28 litros da bebida artesanal conhecida por “maria louca”; 15 armas artesanais e um rádio FM artesanal.

Aquidauana: apreendidos dois aparelhos celulares; dois carregadores de celular; 236 “trouxinhas” de pasta-base de cocaína; 64 “trouxinhas” de maconha. Um preso foi atingido por tiro de borracha, socorrido e em seguida autuado por desacato.

Corumbá: apreensão de 35 celulares e 35 carregadores; dois facões; várias armas artesanais; um regimento interno de facção criminosa; uma foto da área do Presídio Harry Amorim Costa de Dourados; 20 folhas contendo nomes de pessoas “batizadas” e “rebatizadas”.

Dourados: um aparelho celular; três chips de aparelho celular; aproximadamente 300 gramas de maconha; uma chave de algema e várias armas artesanais.

Paranaíba: duas armas artesanais.

Três Lagoas: aprendidos 13 aparelhos de celular, 11 chips e 15 carregadores; 152 “trouxinhas” de maconha; uma porção de pasta base de cocaína; 87 maços de cigarros. Um interno foi autuado por porte de substância entorpecente.

Nova Andradina: Ontem (9), foi deflagrada operação na cadeia pública da cidade, envolvendo policiais civis e militares, sendo aprendidos vários instrumentos perfurantes, cortantes, seis telefones celulares, maconha, entre outros. Será instaurado procedimento de sindicância administrativa para apurar as circunstâncias da entrada destes objetos no interior da unidade.