.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, janeiro 30, 2007

PF: 'Operação Kolibra' prende traficantes em MS

A Polícia Federal desencadeou, na manhã de hoje, a "Operação Kolibra". A ação tem como objetivo desmontar uma organização criminosa que é responsável pelo tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A ação visa cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em seis estados da federação (Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Espírito Santo).

A operação é resultado de inquéritos policiais instaurados no estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde os prosseguimentos das investigações apontaram a existência de um grande esquema de tráfico internacional de entorpecentes e ainda a distribuição do produto em todo o território nacional e lavagem de dinheiro.

A quadrilha tinha conexão na Europa e nos EUA. A Polícia Federal chegou aos traficantes após mais de três anos de investigações, em colaboração com as polícias da Alemanha, Bélgica, Espanha e Itália.

As investigações foram iniciadas depois informações de inteligência enviadas pela Polícia da Alemanha que demonstravam a existência de libaneses radicados no Brasil operando um esquema de tráfico internacional de drogas. Foi descoberto que a quadrilha adquiria a cocaína em países vizinhos ao Brasil e transportava para Estados Unidos, Europa (Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Suíça) e África. Para realizar o transporte do entorpecente, eram usados contêineres levados para o exterior em navios cargueiros. Outra parte da cocaína era levada por “mulas”, cidadãos aliciados para transportar a droga junto ao corpo e nas suas bagagens.

Durante a investigação, que durou dois anos, a Polícia Federal, em trabalho de cooperação policial internacional com as Polícia da Espanha, de Portugal da Bélgica, prendeu 54 pessoas que tinham ligação com a quadrilha, e apreendeu cerca de 3,4 toneladas de cocaína. A maior apreensão aconteceu em julho de 2005, quando uma troca de informações da Polícia Federal brasileira com a Polícia da Espanha resultou na descoberta de 2,5 toneladas de cocaína em um pesqueiro nas Ilhas Canárias. Na oportunidade sete pessoas foram presas. A estimativa é que o grupo criminoso tenha movimentado mais de 1 milhão de Euros e 800 mil dólares, destes quase 400 mil Euros e 600 mil dolares foram apreendidos. Durante a investigação a PF realizou diversos flagrantes, ao longo dos quase três anos de ações foram presas 54 pessoas e somente para investigar a quadrilha já foram instaurados 20 diferentes inquéritos.

A Operação Kolibra, que significa “Conexão Líbano-Brasil” serviu para a PF identificar todo o funcionamento da quadrilha, sua hierarquia e os bens adquiridos pelo grupo, que serão apreendidos, destinados à PF ou posteriormente leiloados. Nesta apuração, um dos desafios dos investigadores foi monitorar pessoas de várias nacionalidades que se comunicavam em diversas línguas como árabe, italiano, espanhol, inglês e até mesmo sérvio, outra dificuldade enfrentada pelos policiais foi compartilhar inteligência com forças policiais para realizar a vigilância em diversos países de outros continentes.

Os presos durante a operação responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o narcotráfico, além de lavagem de dinheiro.

Todos os 80 mandados de prisão bem como os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal do estado de São Paulo.

Em Mato Grosso do Sul foram cumpridos mandados em três cidades:

Campo Grande – Quatro mandados de prisão e três de busca e apreensão, resultando nas prisões de Tenilas Rocha Dias (sócio-proprietário da locadora de vídeos Mega Mil), Marcelo Coelho de Souza (piloto da aeronave Cessna 210 PT – JUF, que caiu no mês de novembro do ano passado na região de São Gabriel do Oeste/MS) e os irmãos Vanderli José ramos e Dirnei de Jesus Ramos, que se encontram recolhidos no Setor de Custódia da Polícia Federal, em Mato Grosso do Sul, desde novembro do ano passado.

Dourados – Dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão; com as prisões de Paulo Salinet Dias, pai do preso Tenilas Rocha Dias e Joaci Bambil.

Amambaí – Cinco mandados de busca e apreensão.

As pessoas presas no contexto da operação, em Mato Grosso do Sul, serão conduzidas para sede da Superintendência Regional em Campo Grande e posteriormente recambiadas para o estado de São Paulo.

Para saber mais sobre algumas ações que fizeram parte da operação Kolibra clique nos links abaixo:

1- Apreensão de 44 kg de cocaína no Maranhão

2- Apreensão de 271 kg de cocaína em São Paulo

3 – Apreensão de 2500 kg de cocaína nas Ilhas Canárias

4 – Apreensão de 3 kg de cocaína em Piracicaba

5 – Apreensão de 59 kg de cocaína em Santos

6 – Descoberto laboratório de refino de cocaína no Guarujá

7 – Apreensão de 210 kg de cocaína em Santos

8 – Integrantes da quadrilha presos em São Paulo

9 – Sírio preso com 18 kg de coca no Rio de Janeiro

10 – Prisão de integrantes da quadrilha com 20 kg de cocaína

11 – Prisão de piloto da quadrilha

12 – Libanês preso com 525 gramas de cocaína

Com informações da SR/DPF/MS e Comunicação Social/Superintendência Regional da PF em São Paulo