.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, novembro 27, 2006

Hospital de Aquidauana: Prefeitura não repassa dinheiro e greve continua, diz Paula Trindade

Entrevistei há pouco, na abertura do programa Armando Anache, às 8h, na rádio Independente, a representante dos funcionários do hospital de Aquidauana, que iniciaram greve ao meio-dia de ontem (26).
Paula Gomes Trindade disse que a greve continua até que haja uma solução para os problemas que afligem a instituição filantrópica. "Os salários de setembro e outubro ainda não foram pagos aos funcionários e já estamos terminando novembro; não pretendemos polemizar nem atacar esta ou aquela pessoa, mas buscamos soluções para estes proiblemas, que são antigos", disse a líder da categoria.
Ela disse que a prefeitura de Aquidauana - ao contrário do que foi dito pelo prefeito Felipe Orro (PDT) no sábado (25) - não repassa dinheiro próprio ao hospital da cidade. "O repasse que é feito é o do SUS (Sistema Único de Saúde), que vem do governo federal para a prefeitura e pode ser visto na página do Fundo Nacional de Saúde, disponível na internet; portanto não há dinheiro público de Aquidauana no hospital, que até aceitaria outras formas de contribuição como, por exemplo: Poderia ser doada carne para a cozinha que prepara a comida das pessoas internadas", disse Paula Trindade.
Para ela - que informou ter ouvido toda a entrevista ao vivo concedida pelo prefeito Felipe Orro no sábado (25), na rádio Independente -, também não existe a diminuição do número de leitos disponíveis no hospital. "O que acontece é uma reforma aqui no hospital, em razão de uma emenda no orçamento do estado, conseguida pelo deputado federal Antonio Cruz (PTB-MS); por isso foi diminuído o número de leitos temporariamente, enquanto prosseguem as obras internas", declarou Paula Trindade.
A ouvinte Maria de Lourdes, da Vila Cidade Nova, telefonou para (67) 3241-2902 e perguntou por que o hospital nunca consegue pagar todas as suas dívidas, permanecendo sempre deficitário. Paula Gomes Trindade explicou que representa os funcionários, e não a direção da entidade. No entanto, disse que poderiam ser feitas reuniões, com a participação do povo e das autoridades do município, para que sejam encontradas soluções para o caso citado. Paula Trindade lembrou que "os repasses do SUS estão sempre abaixo das reais necessidades do hospital e, sempre nesses casos, a diferença de pagamento é coberta pela instituição; o que contribui para que ela permaneça no vermelho, com déficit."
O ouvinte Roberto Gomes Candia, do Bairro Alto, telefonou perguntando por que não são usadas apenas pessoas voluntárias para administrar o hospital. Paula Gomes Trindade disse que essa é uma boa idéia, mas não cabe a ela tomar essa decisão, pois uma intervenção no hospital teria que tomada pelas autoridades. Eu lembrei que, nesse caso, teria que haver, ainda, o embasamento legal para a intervenção na instituição filantrópica, que é uma entidade privada.
Paula Gomes Trindade informou que o hospital de Aquidauana tem dois técnicos para 20 leitos, quando o ideal é ter dois leitos para um técnico atender. Por isso, ela acredita que o número de 120 funcionários não pode ser considerado exagerado. Questionada por mim, Paula respondeu que o salário médio dos funcionários é de R$400,00, "variando conforme a função de cada um e ressaltando que médicos e médicas ganham mais do que essa média salarial."