.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quarta-feira, novembro 29, 2006

Caic de Aquidauana inaugura 'Sala de Tecnologia Educacional'

Diretora da Escola Municipal CAIC Antônio Pace, professora Catarina Bernardes Pereira






A Escola Municipal Caic Antônio Pace, em Aquidauana, 135 quilômetros a oeste de Campo Grande, inaugurou na noite de ontem (28) a Sala de Tecnologia Educacional.
Com 10 computadores ligados a internet, ela permite que os alunos tenham acesso à rede mundial de computadores e, durante as aulas, façam exercícios de alfabetização nas turmas do ensino básico.
Com a inovação, todos os alunos do Caic - desde os mais jovens até os adultos, que estudam nos períodos da manhã, tarde e noite - passam a compartilhar uma sala moderna, com ar condicionado e professores especializados em computação.

No Estúdio "A" da rádio Independente, o blogueiro Armando Anache entrevista ao vivo a secretária de Educação e professoras do Caic Antonio Pace

Na manhã de hoje, recebi na rádio Independente, durante o Programa Armando Anache - das 8 às 10h15 - a secretária municipal de Educação de Aquidauana, professora Synara Azambuja Wendt; a diretora do Caic Antônio Pace, professora Catarina Bernardes Pereira; a coordenadora pedagógica, professora Joelma Medeiros; e o assessor de imprensa da prefeitura, Anderson Meireles.

Secretária de Educação de Aquidauana, professora Synara Azambuja Wendt, diz que as salas de tecnologia educacional serão levadas às escolas do Pantanal

A secretária Synara Wendt disse que a inauguração da Sala de Tecnologia Educacional é resultado de uma parceria entre a prefeitura e os governos estadual e federal, por meio do MEC (Ministério da Educação e Cultura).
"Sempre pesquisamos, com a nossa equipe, quais os projetos disponíveis para Aquidauana, no âmbito da educação; foi assim que tomamos conhecimento dessa possibilidade de trazer a Sala de Tecnologia às nossas crianças", explicou a secretária de Educação.
A professora Synara Wendt anunciou que, em breve, salas idênticas àquela inaugurada ontem, no Caic, serão levadas às Escolas Pantaneiras, na área rural do município. Assim, as crianças que estudam na região do Pantanal terão acesso aos computadores e poderão caessar a internet.
Para a secretária de Educação, "essas ações são incentivadas pelo prefeito de Aquidauana, Felipe Orro (PDT), que procura colocar à disposição da secretaria todos os meios disponíveis para melhorar a educação no município."

A diretora do Caic Antonio Pace, professora Catarina Bernardes Pereira, disse que a escola desenvolve várias atividades voltadas aos alunos. "Temos capacidade para três mil alunos e, atualmente, temos pouco mais de 800; para eles temos uma 'brinquedoteca' instalada numa sala especial, além de biblioteca e sala de leitura", disse a diretora.
Durante a entrevista, a diretora do Caic destacou o acompanhamento aos alunos faltosos, que é feito por uma de professores. "Quando um aluno falta muito às aulas, vamos até a sua casa, para conversar com os pais e, assim, saber o que está acontecendo e quais as medidas que podem ser tomadas para sanar o problema", explicou a professora Catarina Bernardes Pereira.
O Caic oferece, ainda, educação em tempo integral aos alunos cujas famílias queiram que eles permaneçam ali nos três períodos do dia.
Pelo telefone da rádio Independente, o (67) 3241-2902, a ouvinte e professora Lenir participou, enviando um recado à sua colega Catarina: "Diga a ela, Armando, que envio os meus cumprimentos pela grande dedicação dela à educação das nossas crianças."
A coordenadora pedagógica do Caic, professora Joelma Medeiros, aagradeceu o convite feito pela rádio Independente, para participar do Programa Armando Anache. "É muito importante este canal aberto para a comunicação direta com os nossos alunos e toda a comunidade que nos ouve", disse.
No ar, fiz um novo convite para que as professoras voltassem ao programa, com as crianças que participam das aulas na Sala de Tecnologia Educacional, para que possam falar, com mais detalhes, sobre essa experiência inovadora em Aquidauana.

Comentário do Blog: Estive, na noite de ontem (28), na inauguração da Sala de Tecnologia Educacional do Caic Antônio Pace. Fiquei muito bem impressionado com o que vi. Uma sala nova, pintada pela equipe da secretaria de Obras da prefeitura - o secretário Mario Ravaglia estava presente -, com ar condicionado e 10 novos computadores e monitores; está à disposição dos alunos. Pude assistir a uma aula ministrada às crianças, com sete, oito, nove anos de idade. Uma maravilha poder observar o encanto delas com os computadores. Como me informou o professor responsável pela informática, "na hora do recreio os alunos resistem em deixar a sala, tal o interesse que têm com os computadores, usados tanto para aulas regulares de alfabetização - com programas especiais -, quanto com o acesso a internet."
Realmente, trata-se de um grande empreendimento neste início de século. Lembrei-me da primeira vez que acessei a internet, nos Estados Unidos. Eu tinha 34 anos. Na universidade, no Rio de Janeiro, a nossa redação era dotada de máquinas de escrever, todas manuais. "Batíamos nas pretinhas", como eram chamadas as teclas das máquinas de datilografar naquele início dos anos 1980.
Portanto, alunos, usem muito essa nova ferramenta. Ela é formidável, quando utilizada com o objetivo de ensinar e educar.
Bom proveito aí no Caic Antonio Pace. Estudem muito!