.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quinta-feira, novembro 23, 2006

Abel diz que nem conhece empresas beneficiadas por Vedoin

O empresário Abel Pereira negou as acusações feitas pela família Vedoin de que ele intermediava a liberação de emendas para a saúde com o ministro Barjas Negri, que ocupou o ministério em 2002. Em depoimento na CPMI das Sanguessugas, Pereira disse que esteve no ministério apenas uma vez, acompanhando o então prefeito de Jaciara (MT), que precisava liberar verbas para a construção de um hospital no município. "Como eu tenho uma fazenda em Jaciara, tentei agendar a reunião para ajudar o prefeito", disse.
Abel Pereira disse que teve facilidade de conseguir a audiência com o ministro por ser um empresário estabelecido há 35 anos em Piracicaba (SP), cidade de Barjas Negri. Após a audiência, o ministério liberou o convênio com o prefeito.
Empresas e cheques
O empresário disse desconhecer as empresas para as quais a família Vedoin teria repassado dinheiro em nome dele (Kanguru Factoring Sociedade de Fomento Comercial, Datamicro Informática e Império Representações Turísticas). "Não conheço essas empresas, não tenho contato com elas, nem sequer sei se existem."
O vice-presidente da comissão, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), disse que a documentação encaminhada à CPMI mostra que três cheques das empresas de Vedoin apresentam, no verso, a inscrição "pagos ao senhor Abel". O empresário respondeu que só tomou conhecimento desses cheques pelo que viu no inquérito contra ele. Pereira também disse que já pôs à disposição o seu sigilo bancário e fiscal.
Vedoin e o dossiê
Abel Pereira disse que nunca teve relação comercial com a família Vedoin. Ele afirmou que conhecia Darci e Luiz Antônio Vedoin e que teve dois ou três encontros casuais com eles em Brasília. Além disso, declarou que já esteve na empresa deles e que os Vedoin já estiveram em sua empresa. Pereira informou que, certa vez, eles conversaram sobre uma possibilidade de parceria na criação de gado, mas o negócio não foi concretizado.
O depoente confirmou, ainda, que foi procurado por Luiz Antônio Vedoin em agosto deste ano, em um shopping de São Paulo, quando este ofereceu documentos que comprometeriam o senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Os documentos comprovariam que o senador atuou na liberação de verbas na saúde. Segundo Abel, Vedoin queria repassar essa documentação ao PSDB. O depoente informou, no entanto, que não conhecia a cúpula do partido, nunca foi filiado ao PSDB e apenas conheceu Barjas Negri.
"Esse encontro foi totalmente inútil para o Vedoin. Não dei importância, não me interessou o que ele ofereceu." Abel Pereira declarou que Vedoin pode ter achado que ele tinha ligações com o PSDB por ter doado recursos à campanha de Negri à prefeitura de Piracicaba em 2003.
A reunião da CPMI prossegue na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.
As informações são da Agência Câmara