.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Leia a sinopse dos principais jornais do Brasil

JORNAL DO BRASIL
- PT ainda tira o sono de Lula

* Estimulado pela alta do emprego e da renda, o presidente tem um temor para a reeleição: o "fogo amigo". Preocupa o que os petistas decidirão no Encontro Nacional do partido, marcado para abril. (págs. 1 e A3)

* Governo e oposição travam nos bastidores uma guerra silenciosa em torno do relatório final da CPI dos Correios. Os dois lados combinam termos mais amenos para viabilizar a votação do texto. (págs. 1 e A2)

FOLHA DE SÃO PAULO
- Soldado brasileiro a serviço dos EUA morre no Iraque

- O fuzileiro naval Felipe Carvalho Barbosa, 21, morreu anteontem no Iraque, depois de o caminhão em que ele viajava capotar nas proximidades de Fallujah, 50 km a oeste de Bagdá. É a primeira baixa confirmada do Brasil no Iraque. (...) (págs. 1 e A11)

- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende usar a auto-suficiência em petróleo, o pagamento da dívida com o FMI, o fim da CPI dos Correios e o aumento do salário mínimo como instrumentos para subir nas pesquisas de intenção de votos à Presidência, informa Eliane Cantanhêde.
Em fase de preparação, a campanha sobre a auto-suficiência em petróleo, via Petrobras, envolve até professores e alunos da rede pública.
Lula espera estar bem à frente de José Serra (PSDB) nas pesquisas em abril para poder negociar com mais força um apoio do PMDB. (págs. 1 e A4)

O ESTADO DE SÃO PAULO

- Funai quer 13,5% do território para índios

- Em entrevista exclusiva ao "Estado", o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, diz que o objetivo da instituição é ampliar as reservas indígenas para 13,5% do território brasileiro. Hoje elas somam 12,5%. A Funai avalia que levará cinco anos para completar o processo de demarcação. "Não será fácil", diz Gomes, que reconhece que, quando assumiu o posto, acreditava que poderia concluir o trabalho durante o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (...) (págs. 1 e A4)

- Inconformado com as cobranças e críticas feitas por petistas ao Planalto, o governador do Acre, Jorge Viana, escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para chacoalhar o partido, diz que há companheiros seus "acovardados" diante da crise política, que só querem aparecer e que ficariam melhor nas fileiras do PSDB e PFL. "O PT sofre da síndrome da eterna oposição", desabafou Viana em entrevista exclusiva ao "Estado". (págs. 1 e A6)

- O empresário Roberto Carlos Kurzweil será reconvocado para depor na CPI dos Bingos. Ligado ao ministro Antonio Palocci, ele é dono do Ômega que teria sido usado para transportar dinheiro supostamente doado por Cuba para a campanha de Lula em 2002. (págs. 1 e A5)

O GLOBO

- CPI viaja aos EUA atrás de conta de Duda

- Integrantes da CPI dos Correios viajam hoje para os Estados Unidos em busca de mais informações sobre as contas bancárias no exterior do publicitário Duda Mendonça. Além de contatos com autoridades locais, a quem pedirão colaboração, os três parlamentares da CPI que integram a missão irão a um escritório de advocacia para analisar um pedido de quebra de sigilo das contas do publicitário. Duda já admitiu à CPI ter aberto uma conta na Flórida para receber o pagamento por campanhas prestadas ao PT. A CPI também pode decidir esta semana se convoca Duda para novo depoimento. (págs. 1 e 3)

- Milhares de trabalhadores e empresas estão sem acesso às contas do FGTS, por causa de problemas em um sistema da Caixa Econômica Federal chamado Conectividade Social, pelo qual os próprios empregadores administram as contas dos empregados. Com o acesso comprometido, trabalhadores demitidos não podem sacar o FGTS e a multa rescisória. Há denúncias de que alguns estão negociando com as empresas e abrindo mão de seus direitos. A Caixa nega as falhas e atribui as dificuldades às empresas. (págs. 1 e 17)

- As milícias formadas por policiais que dominam 72 favelas no Rio, onde vendem "proteção", já articulam a formação de um braço político, apoiando campanhas de pré-candidatos a vagas na Alerj e na Câmara dos Deputados. (págs. 1 e 16)

- PIBB, aplicação lançada pelo BNDES, tem recorde de preço. (págs. 1 e 20)

CORREIO BRAZILIENSE

- Ônibus do Entorno é o pior do país

- Lotados, sujos, velhos e caros. Essa é a descrição dos veículos que fazem o transporte de passageiros entre o Entorno e o Distrito Federal. A péssima qualidade dos ônibus pode ser flagrada diariamente no trânsito e ficou evidente em uma pesquisa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). As linhas ganharam a pior nota do país: 3,35. A média nacional é de 6 a 8 pontos na avaliação. (pág. 1 e Tema do Dia, págs. 17 e 18)

- O rombo do partido do presidente Lula é o maior entre os devedores na política brasileira. Mesmo tendo recebido quase R$ 23 milhões do fundo partidário em 2005, a legenda está em situação irregular com o FGTS. Dos 26 partidos brasileiros, 25 têm dívidas com a União. (págs. 1 e 3)

MANCHETES

O DIA (RJ)
- Casa própria: R$ 7 bilhões para crédito com desconto em folha

VALOR ECONÔMICO (SP)
- 'Pedágio' da energia freia investimento na indústria

GAZETA MERCANTIL (SP)
- Núcleos mostram a inflação sob controle

Fonte: Agência Brasil.