.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

terça-feira, agosto 30, 2005

Sócio da Guaranhuns nega conhecer remessa às Ilhas Cayman

O blog publica notícia da Agência Câmara:
Questionado na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Compra de Votos pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR), o empresário José Carlos Batista, sócio da Guaranhuns, negou saber quem foi o responsável pelas duas remessas para a conta no Banrisul da off shore Esfort Trading, no paraíso fiscal das Ilhas Cayman. A Guaranhuns pertence à offshore, que teria sido utilizada pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como operador do suposto esquema conhecido como “mensalão”, para enviar dinheiro ao exterior.
Movimentações
Uma das remessas questionadas teria sido de 1 milhão de dólares (aproximadamente R$ 2,4 milhões), em 25 de março de 2002, e a outra de 100 mil dólares (cerca de R$ 240 mil), em 4 de junho de 2003. Batista também negou saber a respeito da movimentação de 1 milhão de dólares em 1º de novembro de 2002 por um caminho inverso, ou seja, das Ilhas Cayman para conta da Esfort Trading no Brasil. Alvaro Dias acusou o empresário de ser um "laranja". "Se o senhor não sabia dessas remessas é porque foi utilizado por Marcos Valério", observou.
Terreno
O depoente ainda foi questionado pelo relator da CPMI, deputado Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG), sobre quem seria proprietário do terreno da Guarunhuns. José Carlos Batista, porém, não soube responder.

Comentário do blog: No meio político e, mais especificamente, entre os integrantes da CPMI do Mensalão, o comentário é de que esse cidadão encarna o típico "laranja". Aquele cujo nome é utilizado na configuração societária de uma empresa mas, na realidade, nada sabe sobre ela, porque não é o verdadeiro dono. Ouvi o mesmo comentário, há pouco, na Globo News TV. É isso. Ou tudo isso.