.comment-link {margin-left:.6em;}

Blog do Armando Anache e "A luta de um repórter ..." http://aaanache.googlepages.com/home

"Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer" (Armando Anache) "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto" (Rui Barbosa) "Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último" (Thomas Jefferson)

Minha foto
Nome:
Local: Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brazil

Jornalista (MTb 15083/93/39/RJ) formado pela PUC-RJ em 1987 e radialista (MTb 091/MS)- Produtor de programas de rádio e repórter desde 1975; cursou engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho, RJ) em 1978; formado pelo CPOR-RJ (Centro de Preparação de Oficias da Reserva), 1979, é oficial R/2 da reserva da arma de Engenharia do Exército; fundador e monitor da rádio PUC-RJ, 1983; repórter e editor do Sistema Globo de Rádio no Rio de Janeiro (1985 a 1987); coordenador de jornalismo do Sistema Globo de Rádio no Nordeste, Recife, PE(1988/1989);repórter da rádio Clube de Corumbá, MS (1975 a 2000); correspondente, em emissoras afiliadas no Pantanal, da rádio Voz da América (Voice Of America), de Washington, DC; repórter da rádio Independente de Aquidauana, MS (www.pantanalnews.com.br/radioindependente), desde 1985; editor do site Pantanal News (www.pantanalnews.com.br) e CPN (Central Pantaneira de Notícias), desde 1998; no blog desde 15 de junho de 2005. E-mails: armando@pantanalnews.com.br ; armandoaanache@yahoo.com

quarta-feira, agosto 31, 2005

Renan diz que presidente perguntou sobre investigações

O blog publica notícia da Agência Senado, com foto de José Cruz (vamos citar a fonte, caros colegas):
Em conversa na manhã desta quarta-feira (31) com o presidente do Senado, Renan Calheiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quis saber como andam as investigações do Congresso sobre denúncias de corrupção e informou que tem cobrado rapidez nas apurações conduzidas pela Polícia Federal, pela Controladoria Geral da União e pela Receita Federal. Ao relatar a conversa, Renan disse que Lula continua otimista com o desempenho da economia.
- O presidente me convidou para uma conversa institucional, como devem ser as conversas entre presidentes de dois Poderes, sobretudo num momento de crise profunda como a que estamos vivendo. Conversamos sobre a conjuntura, ele quis saber do andamento das investigações no Congresso e disse que tem cobrado rapidez na conclusão das investigações realizadas no âmbito do Executivo - informou.
No encontro, Renan disse a Lula que a decisão do Senado de criar uma instância de convergência para racionalizar os trabalhos das comissões parlamentares de inquérito vai engrenar os trabalhos e propiciar a apresentação dos resultados esperados pela sociedade.
- A única maneira de o Congresso reaver sua credibilidade é punindo exemplarmente. Esse é o estado de espírito que domina o Congresso - disse o presidente do Senado.
Indagado por jornalistas a respeito da postura do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, em relação às investigações de corrupção, Renan disse que não discute a postura de ninguém.
- Quem se atrever a fazer manobra, a buscar o acobertamento das investigações, está redondamente enganado. Isso não vai acontecer e a sociedade não perdoaria se isso acontecesse. Eu vou conduzir a investigação com equilíbrio e responsabilidade e buscando os resultados. Eu não vou discutir a conduta de ninguém, mas quem se atrever a ser 'pizzaiolo', quem se atrever a meter a mão nessa massa, vai dificultar a vida do país e das instituições - alertou Renan.
Quando os jornalistas lhe perguntaram se o presidente Lula demonstrou preocupação com a economia, Renan disse que o chefe do Executivo não só está otimista como acredita que os indicadores econômicos vão continuar melhorando, sobretudo neste segundo semestre, quando o comércio é aquecido pela proximidade do Natal.
Na mesma conversa, Renan disse ao presidente Lula que o Legislativo vive na mais plena normalidade. Ele informou que, desde o início da crise política, o Senado já aprovou 392 matérias, entre as quais a minirreforma eleitoral, que considera uma reforma política de emergência.
De acordo com o presidente do Senado, a Câmara não pode negligenciar essa votação. Mesmo que ela mude o texto aprovado no Senado, o senador entende que é fundamental votar a matéria, até porque, em sua opinião, o Brasil não pode ir para as urnas no próximo ano sob a vigência das mesmas regras eleitorais que propiciaram as irregularidades agora investigadas em CPIs. - O que a Câmara não pode é deixar o assunto na gaveta. O país precisa muito de uma mudança radical na legislação político-eleitoral. Nós não podemos repetir uma eleição com a velha lei, com os mesmos erros e desvios. Temos que votar uma reforma, seja qual for. Uma Casa tem a obrigação constitucional de aprimorar o que a outra Casa vota. O que não pode é engavetar, é fazer de conta que isso não é uma necessidade do país - afirmou o presidente do Senado.